A assessoria técnica de orçamento da FrenCOMEX reuniu-se na tarde de ontem com seu Presidente, Deputado Evair Melo, no intuito de estudar um plano de trabalho a ser desenvolvido durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021. O objetivo é defender os recursos relativos à rúbrica do Proex Equalização, mecanismo oficial de incentivo às exportações.
O Presidente da Frente está convicto de que essa movimentação pela defesa do orçamento do Programa de Equalização é essencial para a retomada da economia brasileira no período pós-pandemia, pois ao impulsionar as exportações, fortalece a indústria de alto valor agregado, gera emprego e renda em toda cadeia produtiva, e incrementa a arrecadação de tributos no País.
O Proex existe desde 1991 e tem sido o responsável pelo volume significativo de exportação de manufaturados, na ordem de US$ 8 bilhões em 2019.
As projeções dos órgãos oficiais competentes é de que em 2021 haja uma queda no comércio internacional, e o apoio oficial à exportação será um dos principais mecanismos utilizados pelos países desenvolvidos para fortalecer sua indústria.