Uma nova era para o Comércio Internacional no Brasil

Em cerimônia de lançamento realizada na Câmara dos Deputados, FrenCOMEX lança agenda de prioridades legislativas para o biênio 2023-2024

Nesta terça-feira (29), a FrenCOMEX divulgou a sua Agenda Legislativa para o biênio 2023-2024, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A mesa da cerimônia foi composta pelo presidente da Frente Mista, o deputado federal Da Vitória, e seus coordenadores, deputados Evair Melo, Zé Neto e Carlos Gomes. Também esteve presente um dos conselheiros do IBCI, Wagner Parente, representando o Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimento (IBCI), que faz o Secretariado-Executivo da FrenCOMEX, e um representante do setor privado, Sidemar Acosta, presidente do Sindiex.


A Agenda foi criada em colaboração com os coordenadores da Frente, em estreito diálogo com o poder Executivo, o setor privado e a Academia. Na seleção das pautas, a agenda destaca proposições legislativas que impactam no desenvolvimento do Comércio Internacional, na atração de mais investimentos estrangeiros, bem como no incremento de investimentos brasileiros no exterior.

Em discurso, o deputado Da Vitória destacou que o intuito do documento é nortear a discussão e apontar as prioridades e os caminhos ao Congresso Nacional, em alinhamento com o setor produtivo do País. “Visamos o fortalecimento do Brasil como um importante player internacional e fomento de um ambiente de negócios eficiente e seguro”, acrescentou.


O documento conta com 25 proposições, que já estão tramitando ou que aguardam envio ao Congresso. Nesse sentido, trata-se de uma Agenda multitemática, cujo fio condutor é a busca por um desenvolvimento econômico-social sustentável e consistente.

A agenda está disponível publicamente no site da FrenCOMEX. Para conferir, clique aqui.

Um novo debate técnico e imparcial sobre Política Comercial, Negociações de Acordos Comerciais, Facilitação de Comércio, Comércio e Tecnologia, Tributação do Comércio Exterior, Comércio e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: essa é a FrenCOMEX.

Contato