Uma nova era para o Comércio Internacional no Brasil

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Comércio Internacional e Investimentos (FRENCOMEX), Deputado Evair de Melo (PP-ES) esteve em reunião com o Embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, nesta quarta-feira (11/02/2021) para discutir a possibilidade de pautar no Congresso o Acordo de Aprofundamento Comercial entre Brasil e Chile.

Na imagem, Deputado Evair e o Embaixador do Chile se encontraram na sede do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimento – IBCI.

Tal acordo é complementar ao Acordo Complementação Econômica nº 35 (ACE 35), firmado em 1996 entre Mercosul e Chile, e além de atualizar os termos no campo comercial, o atual acordo trata de 24 áreas não tarifárias, que vão desde a eliminação do roaming internacional para chamadas e transmissão de dados entre os dois países, a regulação do comércio eletrônico, micro e pequenas empresas, temas trabalhistas, bem como incorpora um acordo sobre compras públicas e investimentos no setor financeiro assinado em 2018 e outro de cooperação e facilitação de investimentos assinado em 2015.

O Embaixador Fernando Schmidt ressaltou a importância da ratificação de tal Acordo, tendo em vista que o Brasil é um dos grandes parceiros comerciais do Chile, bem como um dos principais destinos dos investimentos chilenos.

O Presidente da FRENCOMEX, Dep. Evair de Melo, corroborou com o entendimento do Embaixador ao reforçar que o Chile é um parceiro natural do Brasil e a aprovação do acordo vai ampliar as oportunidades para ambos os lados, trazendo também uma maior segurança jurídica nas relações comerciais e de investimento.

Por entender a importância de tal tema, o Deputado Evair, Presidente da FRENCOMEX e vice-líder do governo, se comprometeu a levar o tema para o colégio de líderes e pedir a inclusão na pauta do plenário da Câmara.

Um novo debate técnico e imparcial sobre Política Comercial, Negociações de Acordos Comerciais, Facilitação de Comércio, Comércio e Tecnologia, Tributação do Comércio Exterior, Comércio e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: essa é a FrenCOMEX.

Contato