Deputado Federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, participou nesta segunda-feira (15) de webinar promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) com o tema “COVID-19: Origens e Preparação para o Futuro”.
O seminário online contou com a participação de parlamentares e economistas, que expuseram suas ideias a respeito da Covid-19, como o senador Alessandro Vieira, o deputado federal Osmar Terra, o deputado estadual Heni Cukier, o economista Rodrigo Constantino e o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra.
Em conferências no sistema webinar, o grupo falou de aspectos da origem da pandemia e as perspectivas para o período pós-pandemia, que já matou quase meio milhão de pessoas no mundo.
Durante sua participação, o Deputado Evair de Melo destacou as medidas adotadas para contenção da pandemia de Covid-19 no país e ressaltou a necessidade de participação de especialistas em agropecuária na tomada de decisões e na formulação de estratégias de combate à pandemia de coronavírus.
“Entramos mal no enfrentamento da pandemia, não somente o Brasil, mas as organizações internacionais também falharam. Tomaram decisões e adotaram estratégias equivocadas. Em relação à quarentena minha posição é firme: não é assim que funciona! Nós temos expertise em combater a gripe aviária, peste suína, ferrugem de café… O vírus tem um ciclo viral, e não vimos em momento algum a defesa agropecuária ser acionada! Uma coisa é o comportamento do vírus dentro do hospital, outra é o comportamento do vírus a céu aberto”, explica.
Evair de Melo, que atualmente preside a Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos (FrenCOMEX), também destacou a importância da criação do Comitê de Crise Covid-19 pela Frente. A iniciativa tem a missão de garantir que o Brasil tenha acesso às ferramentas, serviços e produtos necessários para prevenção, contenção e minimização dos efeitos da pandemia.
“Diante desse cenário, a FrenCOMEX preparou uma plataforma de exportação do agronegócio e atrair investimentos devido aos nossos desafios. Criamos também o Comitê de Crise Covid-19, para entender melhor essa dificuldade. Primeiro, foi a questão da mobilidade de pessoas e a logística de mercadorias e contamos com a ajuda essencial do nosso Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que fez um trabalho brilhante e conseguimos vencer essa etapa”.
A importância do agronegócio para a economia brasileira, a Reforma Tributária e a atração de investimentos externos para o país também foram temas abordados durante o seminário online. “O Brasil pode ser escolhido pelos demais países ricos aplicarem seus investimentos e o nosso dever de casa enquanto Congresso Nacional é dar segurança jurídica aos nossos investidores, propiciando reformas importantes como a Reforma Tributária”.
O Marco do Saneamento Básico também foi lembrado durante o debate, uma vez que sua aprovação é de extrema importância para milhares de brasileiros, principalmente no momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Nunca podemos esquecer que o coronavírus mata muito, mas que temos diversas doenças que também matam, como por exemplo a falta de saneamento básico no Brasil, que mata tanto quanto a Covid-19. Na média histórica, cerca de 15 crianças morem por não terem saneamento. Hoje, 30 milhões de brasileiros não tem água tratada em casa, para nem ao menos lavar as mãos. Como prevenir-se da pandemia?”, argumenta Evair de Melo.
Outro tema bastante explorado pelos participantes do webinar foi a relação comercial entre o Brasil e a China – país que foi o epicentro global da pandemia de Covid-19. “O Mundo vai debater com a China. É um debate global. O Brasil precisa fazer do limão a limonada! Tem toda uma pedagogia construída para poder rastrear e identificar as falhas, e o Brasil, tem que fazer da relação com a China para valorização da plataforma de ofertas. Precisamos vender nossos produtos! É hora de profissionalismo, de uma gestão eficiente!”, finalizou o deputado.